sábado, 28 de janeiro de 2012

A mexida incompleta e o ovo de Colombo



Acompanhei pela mídia a mudança, ou aliás, a mexida, ou melhor, como dizem alguns, a rotatividade da maioria dos Comandantes de Batalhões e postos importantes da Polícia Civil, não entendi bem o motivo, mas de uma coisa estou convencido: essa rotatividade, essas mudanças, essa mexida, restou incompleta

Extinção do fenômeno explosões a caixas eletrônicos: bastava tão somente o recolhimento do dinheiro no final do expediente pelo próprio banco ou a colocação desses equipamentos no interior ou dentro dos batalhões e delegacias, ou ao menos ao lado de tais instituições, assim como, colocação de câmeras externas, que focalizem a rua, suas entradas e saídas, onde esses caixas estiverem encravados e ainda uma câmera com monitor nos quartéis, companhias, pelotões, delegacias e destacamentos de polícia.

Não existe um plano de vigilância por meio de câmeras na Lagoa, no centro, na orla, nos pontos críticos de cada cidade, onde tais câmeras seriam acompanhadas por uma central e na ocorrência de injustos penais, a central acionaria o patrulheiro de motocicleta e quando dominado o infrator, aí sim, a viatura chegaria para conduzi-lo.

Não existe nenhuma pesquisa acerca do tipo de crime mais praticado em cada bairro, ora, se num bairro é praticado mais crime contra o patrimônio e no outro crimes contra a vida, é lógico que as estratégias devem ser diferentes, o planejamento, o policiamento, tudo deve ter uma política própria, diversificada para aquele aglomerado habitacional, no caso de mortes violentas policiamento ostensivo maciço e contra o patrimônio vigilância virtual e outros ofendículos, com economia de homens.

Nenhuma política de polícia comunitária, ando nos bairros da capital e nunca vi nenhuma interação da polícia com a população atingida, mas tão somente a marginalização das comunidades, pois quando em operações, todos os cidadãos são nivelados a suspeitos e sofrem constrangimentos terríveis, a exemplo das buscas pessoais encostados em paredes e com pernas abertas, com armas apontadas para suas pessoas, um vilipêndio á dignidade humana, medidas que temos convicção, esse governo não afiança..

É terrível saber-se que temos uma polícia competente, homens determinados, mas órfãos de planejamentos, de coisas mínimas como o Ovo de Colombo, sem pensamento, sem estratégias, sem projetos, pois se tivéssemos uma política institucional de segurança, todos os pontos de vendas de drogas e seus proprietários, os traficantes, estariam devidamente identificados, bem conhecidos e presos, até os terrenos baldios e prédios abandonados da capital estariam mapeados e vigiados, mas cadê? Nada! e as mortes violentas só aumentam a cada dia.

Cadê o pacto pela vida? cadê os projetos que devem integrar esse pacto, projetos culturais, esportivos, sociais em favor da juventude, do adulto, do idoso, da dona de casa, do trabalhador, nenhum, então não temos política de segurança, isto somente falando em soluções óbvias e pequenas pois se fôssemos falar de grandes projetos para reformatar a polícia, para introjetar-lhe uma nova filosofia de atuação, como a utilização máxima da inteligência e dos meios auxiliares das novas tecnologias de informação e da comunicação,teríamos que ter muitas folhas de papel para tal desiderato.

Finalmente, o que se espera de um Secretário de Segurança e de um Comandante Geral da Polícia, é que sejam homens que saibam pensar, oferecer ao governo projetos, propostas e idéias, mesmo que simplórias como o Ovo de Colombo, para que o Estado possa gerar grandes políticas públicas contra a violência, mas se eles chegam, se aboletam nos comandos, tomando o lugar de quem verdadeiramente encontra-se preparado e tudo permanece como dantes no quartel de Abrantes, se tudo continua a mesmice de sempre, então a mexida tá incompleta, vez que contando com homens cuja miopia intelectual são incapazes de pensar soluções mínimas como o Ovo de Colombo, então é fato: todas as mexidas como essa governador, serão iniciativas inócuas e o seu governo permanecerá encurralado, mas como num jogo de xadrez dê a mexida certa, dê um check-mate e bote não reis, mas seres inteligentes para dirigir a segurança, no seio das próprias polícias existem esses indivíduos, esses elementos, esses sonhadores, mas desestimulados, já que às vezes o medíocre é o premiado com o posto maior e os grandes policiais pensantes e com soluções, sequer são escalados para tirar o POLICIAMENTO REMUNERADO, outra medida incompetente, ao lado da cidade segura e dos inativos novamente na farda, isto sim, eu provo, uma cópia velha, surrada, amassada do vizinho Pernambuco, que só onera nossos cofres, para que a partir da cúpula, possa pensar a segurança de todos nós,uma vez que, sinceramente, torcemos para que seu governo dê certo e que as próximas mexidas sejam certeiras.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Confira os comentários do Blog do Tião Lucena sobre o artigo “Enquanto o povo da Paraíba curtia Luiza, eu pensava no nosso TCE” do Promotor Marinho Mendes.


 

Nome: WALTER RAPUANO
Dr. Marinho Mendes já demonstrava a genialidade de sua personalidade quando fui seu aluno na Escola Superior do MP, em Sousa, nos idos de 97. Parabéns por falar em público e a todos os que os juristas do Direito Público já questionam: QUEM FISCALIZA OS 'FISCAIS' DOS TC'S ?. É imprescindível a criação de um órgão para fiscalização de todos os TC's.

Nome: alberto do egito
Excelente o texto de autoria do Dr. Marinho, que nos brinda constantemente com seus artigos sérios e atualizadíssimos.

Nome: Barigone Ferreira
Dr. Marinho, simplesmente fantástico, e digo mais: tcu, tce e tcm são cabides de empregos de políticos decantes, babões e puxa sacos dos indicadores da hora. Aqui de Campina tem alguns mamando até morrer...

Nome: CELSO ANTÔNIO CARVALHO
Tenho lido os textos do Exmo. Promotor Marinho Mendes. Não o conheço pessoalmente, mas tenho sido um admirador da sua coragem!!! Se o Brasil tivesse 10% de pessoas com esta vontade de melhorar a nação, certamente, não teríamos que enfrentar diuturnamente tanta desigualdade social, que traz como consequência, a desenfreada violência, enfrentada por todas as pessoas honestas deste país. É indubitável que a marginalização é fruto de uma processo excludente, imposto pelas "camadas sociais mais abastadas" deste Brasil. O "sistema" foi montado para funcionar em favor "uns poucos escolhidos". Neste processo, as leis são elaboradas para que esta gente seja protegida. Assim, vivemos num país em que o corrupto é idolatrado...Tal fato é facilmente constatado na domingueira de areia vermelha. Ali vê-se diversos saqueadores da coisa pública desfilando seus iates, sendo ovacionado pelos "bajuladores de plantão". Este é o Brasil...Um país em que as associações de magistrados agem contra a baluarte da luta contra a corrupção no Judiciário(Min. Eliana Calmon). O Brasil trata pessoas que têm a coragem de enfrentar o sistema como "loucos". Neste último caso, não podemos nos esquecer do Delegado da PF, Dr. Protogenes. Este país pune o homem de coragem, o honesto que resolve enfrentar a "bandidagem do colarinho branco"... Neste caso, não podemos deixar de mencionar o Dr. Vicente Wanderley, que teve a hombridade de denunciar a "corja" que saqueava o dinheiro do TRT da PB na década de 90. No fim das contas, o Dr. Vicente chegou a ser afastado das suas funções e os demais inocentados, presenteados com uma aposentadoria...

Nome: JOSÉ
Queriamos um cidadão na qualidade do Dr MARINHO MENDES, nos representando no Congresso Nacional, pois a única certeza que temos em mudar esse Pais é colocando pessoas, honestas lá, é difícil convence-lo, mas deixo o registro.

Nome: MAURICIO
PARABÉNS MARINHO! TERÁS INÚMEROS CONTRA TI, POIS OS PORCOS SEMPRE DEFENDERÃO O LAMAÇAL POIS DEPENDEM DO MESMO PARA CHAFURDAREM. ESTOU COM VOCÊ E SEI QUE INCONTÁVEIS OUTRAS PESSÔAS TAMBÉM ESTÃO.

Nome: GILVAN FELIX
DR. MARINHO MENDES, CONHEÇO E TIVE O PRAZER DE VER DE PERTO SEU DESEJO DE FAZER ESSE TEMPO QUE TEMOS EM NOSSA TERRA, EM UM MUNDO MELHOR, SEM OSTENTAÇÃO SEM FRESCURA E SEM A PREPOTÊNCIA DO ORGULHO DE UM PODER PASSAGEIRO, SOU ADMIRADOR DESSE GRANDE HOMEM. NÃO SEI SE O SR. CONHECE PESSOALMENTE, MAS SAIBAM ELE É UM DOS GRANDES SINAIS QUE DEUS POE NA TERRA , E DIGO MAIS, ELE NÃO PRECISA DE TORGA,PALETÓ, E NEM MESMO DE GRANDE ESTILO E NADA PONPOSO, É UM PROFETA.

Nome: Demostenes prado
lindas suas palavras, pena que vão cair no vazio porque os parlamentares dependem deseses TCEs para terem sobrevida política continuada....rs

Nome: Gabriel Cavalcanti
Texto irretocável do Dr. Marinho Mendes! Não tem nem o que comentar, apenas torcer para que surjam mais cidadãos dispostos a fazer desse mundo um lugar mais justo, a exemplo desse respeitável promotor.

Nome: Carlos de Tacima
Concordoplenamente com o Dr. Promotor. Restou provado que isso não é um tribunal, apenas o é apelidado, por isso mesmo, ele não condena, apenas opina e as camaras municipais ou a assembleia aprovam ou desaprovam as contas dos gestores públicos. Feito esse esclarecimento que, diga-se é de conhecimento público, o que hoje é chamado de tribunal deveria ser chamado de conselho estadual de contas, haja vista, o que já foi dito, faltar-lhe o poder de julgar e punir. No mais, me acosto ao comentário do Dr. Promotor, inclusive, abominando essa falta de ter o que comentar e passarem a evidenciar essa bobagem da Luíza. Em que isso contribuiu para a cultura ou desenvolvimento de nossa sociedade? a imprensa tem horas que comete cada bobagem!!!!

Nome: Dedé de Glorinha
O Doutor Promotor, Marinho Mendes é um abnegado defensor da JUSTICA. Talvez, na Paraíba, O ÚLTIMO DOS MOICANOS ! Vejo, nestes senhores Conselheiros, quando indicados aleatoriamente, que só desenvolvem um trabalho em proveito próprio, a política das benesses oferecidas pelo cargo, inclusive, uma aposentadoria segura, saudável e sem atropelos. Não adianta julgar contas de gestões ou períodos passados, porque tudo de errado está consumado. Creio seria muito mais útil, o acompanhamento mês a mês das contas públicas do gestor, indicando e proibindo os gastos públicos, só assim teria-se um elemento básico e oportuno de controle efetivo.

Nome: salviano leite
concordo com zezinho da serrinha em gênero e grau, o tribunal de contas da paraíba julgou a prefeita flávia galdino de piancó.das 8 contas existente no mandato,ela já foi reprovadas das 6 em 5 contas pelo egrégio tribunal,como a "dita cuja"não tem maioria de 2\3 dois terço,só tem 5 cinco vereadores e precisa de 6 seis vereadores,ela vive fazendo proposta mirabolante de corrupção junto aos vereadores da oposição,mas os quatro vereadores não se entrega pelas proposta,a preocupação dela é ser canidata futura e não entrar na inelegibidade da "ficha limpa"isto é o quadro existente da política atual do velha cidade de piancó.

Nome: Marcos
Marinho é homem de sabedoria extraordinária! Pessoa que sempre me ensina nos encontrs de família! Ótimo amigo. Todavia, foi infeliz em alguns pontos. Tive o prazer de ser estagiário da Corte de Contas e, em consequência, podererei fazer algumas retificações, tais quais: 1 - Quando os conselheiros forem suspeitos ou impedidos, os auditores passam a julgar o caso. 2- O Tribunal de Contas possui independência! Ele é um órgão que é criado pelo legislativo, mas é independe. Muita gente tenta levar ao pe da letra o "auxiliar do poder legislativo" 3- Suas decisões são recorrives. 4.... 5.... 6.... Dentre outras...

Nome: Nivaldo
Sempre o grande Dr MARINHO MENDES, muito bom esse editorial sobre o TCE, que funciona para alguns e outros .....sem comentários.

Nome: walace
Não conheco pessoalmente esse ilustre Promotor, apesar de lidar perante a Justiça na qualidade de Defensor Público há mais de 20 anos - atuando, é bom que se diga - entretanto queria muito conhecê-lo, homem valente e de posições coerentes. Meus parabéns Dr.Promotor de Justiça.

Nome: Zezim da Serrinha
É verdade doutor, pois os auditores do TCE são profissionais competentes em suas áreas, fiscalizam as contas de determinado município, reprovam as contas do gestor e depois essas contas são aprovadas nas câmaras de vereadores, isto é aprovadas a troco de propina por vereadores também corruptos e até analfabetos, como é o caso de Tavares. Como é que o parecer de um técnico é contestado por um vereador analfabeto e corrupto daqueles que recebem propina para reduzir carga horária de professores para redução de salários para o bel prazer do gestor?

domingo, 22 de janeiro de 2012

LUÍZA E O TCE‏


ENQUANTO O POVO DA PARAÍBA CURTIA LUÍZA, EU PENSAVA NO NOSSO TCE.
                                               
                                     Humildemente, enquanto parte do nosso povo se encontrava mergulhado nas trevas da mais fútil das discussões, eu pensava sobre o nosso Colendo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, inclusive cheguei mesmo a colocar em dúvida se aquela Corte de Contas é mesmo um tribunal, senão vejamos.
                                               Para que fosse um tribunal, teria que ter uma carreira própria, ou seja, teria que ter Conselheiros de Primeiro Grau, onde cada um analisasse as contas dos órgãos que fossem colocadas ao seu sapiente visto e a corte funcionaria como tribunal de revisão, quando provocado.
                                               Também não pode ser tribunal, se um dos seus Conselheiros se averba de suspeito e de imediato não é colocado um substituto para julgar em seu lugar, retornando a formação da corte. Não pode ser tribunal de julgamento, pois, imagine se todos os sete dissessem em determinado julgamento que são suspeitos ou impedidos? Como ficaria? Se os nobres Conselheiros não possuem substitutos, ou melhor, se a maioria dissesse que por isto ou por aquilo, não se sentiam aptos a julgar. E aí, me respondam!
                                               Não é tribunal porque tribunal é poder independente, é judiciário, então como pode assim se denominar de TRIBUNAL, se a lei das leis ecoa que o TCE é órgão auxiliar do Poder Legislativo?
                                               O Tribunal de Contas não possui órgão de controle externo e aí para quem pensa em coisas importantes, mais duas indagações: Suas decisões são irrecorríveis? Se não existe uma corte superior para onde os descontentes possam recorrer. Quem é que controla o Tribunal de Contas, existe, a exemplo do Poder Judiciário e do Ministério Público Conselhos Externos de Controle dos seus atos?
                                               Essas contradições dão azo a uma desgraça que tenho visto no Judiciário, verdadeiros bandidos, abjetos escroques, corruptos despudorados e exibicionistas, criminosos de todos os naipes, ao se serem denunciados formalmente em processos criminais, comprarem testemunhas e sumirem com outras, esconderem e destruírem provas, simularem contraprovas e outras diabruras próprias dos mais temíveis marginais, obterem uma absolvição e baterem no peito dizendo-se inocentes, isto da forma mais cínica, mais hipócrita, mais safada, pois até fazem caras de sério e estufam o tórax para proferir tão pesadas ofensas aos seres pensantes.
                                               Parece-me que sem Controle Externo, Sem uma carreira, sem substitutos para suprirem os suspeitos ou impedidos, corremos esse grande risco, o de políticos corruptos, violadores de todas as leis, desde a lei mãe até a de responsabilidade fiscal na seara cível e toda a legislação penal, ostentarem um parecer pela aprovação de suas manchadas, emporcalhadas, mentirosas, enganadoras, fictícias e publicamente desacreditadas contas, dizendo-se o mais imaculado de todos os homens, isto da forma mais sarcástica e desprezível, própria desses homenzinhos, como diz Erasmo de Roterdã, que se acham donos de tudo e  acima do bem, do mal e das leis.
                                               Na verdade senhores, descobri enquanto Promotor de Justiça, que um SIM de um bandido e de um político suspeito significa NÃO, que uma absolvição ou um parecer pela aprovação de contas, significa CONDENAÇÃO OU REPROVAÇÃO DE SUAS MALFADADAS CONTAS,que a sua exclamação de que SOU INOCENTE, é a mais cristalina confissão de que é CULPADO.
                                               Então, Aqui fica a minha súplica aos Parlamentares Federais da nossa Paraíba, independentemente das suas ideologias, se é que isto ainda existe hoje em dia: APRESENTEM UMA EMENDA CONSTITUCIONAL CRIANDO O CONTROLE EXTERNO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS (PEC DOS TCEs), ou então, também serão culpados por debates miúdos e chocantes em esterilidade como o de Luiza e pela perpetuação dos avançadores, dos assaltantes da “res pública”, da consciência e da vergonha do nosso povo, os quais descaradamente ainda ostentam como bem sabem fazer, mediante fraudes, certidões de boa conduta e de inocência fornecidas por nossos mais altos órgãos de contas.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Festas de Padroeiros, a culpa, a tão grande culpa de cada um – o Tieteto.

                                            Um dos maiores textos da Filosofia, de autoria do Pós-Socrático Platão, mas atribuído a Sócrates pelo seu discípulo e admirador, nos conta que numa caverna viviam pessoas amarradas, de pé, que só podiam olhar para a frente. Atrás, uma pequena lareira possibilitava uma simplória penumbra e tudo o que passava por trás dos viventes amarrados, projetava suas sombras que eram vistas na parede da frente, único lugar para onde eles podiam volver seus olhares.
                                            Conta-nos o texto, que certo dia um dos habitantes da caverna conseguiu se soltar e com muito esforço escalou as paredes da caverna e veio ao nosso mundão, porém, quando em contato com os raios solares, gritava de forma terrível com dores horrorosas, a claridade era tanta, que quase lhe cegava, até que se acostumou com as luzes. Mas aí quando passou a ver gente, plantas, animais, se assombrou com aquilo, um lancinante medo tomava conta de suas entranhas, pois até àquela altura da sua vida, só tinha visto sombras, nunca havia tido nenhum contato com as luzes.
                                               Este ensaio filosófico tem o condão de mostrar o atraso medieval, as trevas em que o mundo e seus habitantes viveram mergulhados durante incontáveis anos, durante eras e mais eras, mostrar o horror que temos do novo, de enfrentar aquilo que desconhecemos.
                                             Pois é este sentimento de ainda viver nas sombras, na caverna que nossa assalta, quando ouço o anúncio das atrações das festas de padroeiro e padroeira e em certos momentos chego a ser intolerante e ser contaminado por uma incontida raiva da imprensa que anuncia atrações com estardalhaços, induzindo o povo a ir a esses tristes eventos, que contamina o povo de uma pseudestasia, ou seja, um mentiroso, falso sentimento de alegria.
                                           O povo por sua vez, dar uma demonstração inequívoca que apesar de todos os avanços, uma grande parte de nossa população ainda vive na caverna, só ver sombra, ainda não enxerga luzes, pois chegam a exigir dos governantes a contratação de milionárias atrações, não conseguindo vislumbrar que o dinheiro que esses “artistas” levam de suas cidades, é prejudicial às crianças, aos adolescentes, aos adultos, aos idosos, pois tal dinheirama poderia ser aplicada na melhoria da qualidade da saúde, da educação e de políticas públicas para todos, de forma que o povo da escuridão, para mim, é o maior culpado por tão atrasados acontecimentos.
                                        A Igreja Católica Apostólica Romana também possui a sua culpa, a sua tão grande culpa, já que com a credibilidade que ostenta, era para se voltar contra esses eventos danosos, que geram atraso e cada vez mais trevas, mais falta de luzes, era mesmo para excomungar quem os contratam, quem os patrocinam, era para amaldiçoar quem leva vantagens e lucra manipulando a inexistência de consciência daqueles que ainda permanecem nas cavernas.
                                   Os Senhores Prefeitos, ilustrados alcaides das nossas empobrecidas cidades nordestinas, esses muitas vezes também ainda habitam as cavernas do tieteto e adoram as festanças pagas com o dinheiro da miudeza que ainda os aplaudem do chão, enquanto eles suspensos em tablados chamados de camarotes, com seus egos inflados de sombras e da mais mediava das arrogâncias, pensam em estarem fazendo boas coisas e sem remorso, mandam abrir a mala e espalhar som, esses haverão de pagar caro pelas suas omissões e até pelas lamentáveis ações: “o estelionato dos que vivem nas trevas”.
                                           E as bandas: Com essas tenho profunda bronca. Nunca comprei um CD ou DVD das mesmas, jamais fui a um show delas, pois são vazias, agudamente agressivas, pornográficas, pois, apesar de também viverem nas cavernas, possuem plena consciência de que aquela massa que lhes prestigiam, também está mergulhada na mais tremenda escuridão e por isso mesmo palavras chulas, expressões de baixo calão, apologia à traição, incentivo ao sexo fácil e irresponsável, são os temas das suas aleivosias, que misturadas a uma parafernália ensurdecedora de som sem poesia, sem música, sem apuro artístico, são lamentavelmente chamadas de música, mas para quem somente ver trevas. “mulher não trai, mulher se vinga.., foi num risca faca...; mulher cachorra e por aí vai o triste espetáculo de destruição dos sonhos daqueles que idealizam uma sociedade de luzes.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PARA REFLETIRMOS NESTE ANO DE 2012


A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Jesus manda que semeemos e colhamos na razão de 100, 60 e 30 sementes por cada uma plantada. Sinceramente, olhe para seu interior e responda à sua própria consciência: você tem alcançado esse resultado ou tem feito o contrário, semeado discórdia, verrina, ódio, a separação, o distanciamento. Então, assuma um compromisso em 2012, faça valer a parábola do semeador, sendo uma bola de neve, sendo um plantador de amor, de união, de idéias, para que saiamos do atraso e do jugo das nossas almas aos grandes gigantes que às vezes são alimentados por ela, ou seja: a inveja, a ira, e o medo.

VAIDADE

Jesus disse que não devemos amar o outro pelas roupas e eu digo, ele tá certo, o que vale é o conteúdo. Então gente, vamos olhar para nós, vamos nos despir de vaidades fúteis, a vaidade é um passo para a corrupção e mais ainda, vamos amar aqueles que não ostentam bons vestiários, bons objetos de consumo, títulos pomposos, pois é ali que Deus pode estar habitando.

DEIXEMOS DE APONTAR NOSSO INDICADOR PARA OS DIFERENTES, PARA AS MINORIAS

Jesus disse: “estranhar as diferenças e minorias é abrir-se para o preconceito”, de forma amigos que ele quis dizer: aceite o outro, do jeito que o outro é, não queira que ninguém seja perfeito, isto é apenas um ideal, se existir humano perfeito, este não mais precisa de Deus, quem precisa do Supremo Criador somos nós, pobres homenzinhos repletos de eivas e com algumas virtudes.

HONESTIDADE

Como é que anda nossa honestidade: se criticamos o outro mas também damos um jeitinho, não temos moral para tanto, se cortas fila, se dar um jeito de ficar com uma parte da gratificação do seu assessor, se compras cd pirata, se joga lixo na rua, se desejas mal ao próximo, se recebes troco passado a mais, se é professor e falta as aulas ou enrola os alunos com “trabalhos”, com assunto sem conteúdo, se és servidor e chega atrasado, se desculpa mostrando falso atestado médico, se és funcionário e cinco minutos antes abandona seu trabalho, se cobra todos os direitos mas não dar um “plus”, se és promotor ou juiz apenas de terça a quinta, se mentes para seu filho, se não é bom pagador, se promete e não cumpre, se discursa com o dedo em riste e nos bastidores faz o mesmo, se torce para que o outro não acerte, dê errado, se não tem imparcialidade para apreciar os fatos, se induz os menos esclarecidos ao erro,se sai com menores e freqüenta casas de má fama enquanto desconstrói quem o faz, se compras a boa fé de pessoas humildes, doando vis valores em troco do seu voto, se recebes quantias para aderir a um determinado esquema político, então cuidado, você pode ser tudo, inclusive um sepulcro caiado, menos honesto.

HONESTIDADE II

Disse o mestre Chico Xavier: “A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido” e disse mais, nas páginas do seu livro Caminho, Verdade e Vida “tenho visto muitas autoridades em situação difícil no outro plano, simplesmente porque puderam fazer pelo menos favorecido e não fizeram”. Então irmãos, ser honesto é podendo fazer pelo outro fazer, se tens verbas, se tens poder, não tenhas medo, labore de forma árdua para aquele tido como miúdo, ele é o próximo que Jesus nos fala e não em seu próprio benefício, pois se falo mal de quem nomeia parentes e apaniguados e quando chega a minha hora só advogo em meu favor, preencho as lacunas de poder comigo mesmo ou com parentes,vou atrás de cargos e não de serviços e obras estruturantes para minha terra, para os meus citadinos, então estou sendo tudo, inclusive um fariseu orgulhoso , menos honesto.

SER LEITE E MEL NESTE ANO, É A MINHA SÚPLICA

S
er leite e mel na nossa terra, no nosso trabalho, na nossa instituição, é viver intensamente em espaços de prosperidade, de desenvolvimento, de entendimento, até me lembro de outra frase do imorredouro Chico Xavier “Ame os amigos e respeite os adversários”, como a dizer que ser leite e mel é viver o amor, o respeito, é produzir na medida das suas possibilidades melhoria de vida para os invisíveis, é ser referência, é ser exemplo na sua terra, e só conseguiremos isto sendo bom fermento, o fermento do bem, o fermento da fertilidade das coisas boas, dos sentimentos maravilhosos, do respeito. De forma meus irmãos, notadamente de Jacaraú, curral de Cima, Lagoa de Dentro, Pedro Régis e do Ministério Público da Paraíba, vamos nos esforçar para que em nossas terras, em nossas promotorias, em todos os espaços, como bem prometeu Deus a Abraão, jorre em abundância esse leite e esse mel em 2012.